O que é a Giardia?
É o protozoário causador da giardíase e tem distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados. Pode levar à infecção e inflamação do trato gastro-intestinal.
Possui duas formas:
- Trofozoíto que vive no intestino de animais infectados
- E em um estágio cístico que é eliminado nas fezes
O que a Giardia pode provocar nos cães?
O parasita inibe a capacidade do seu cão de absorver adequadamente nutrientes, água e eletrólitos, o que leva à diarréia e perda de peso.
A diarreia pode ser intermitente ou contínua, especialmente em cães, e a falha no diagnóstico e tratamento da doença pode levar à perda de peso grave e até à morte em casos extremos.
A doença é particularmente perigosa para cães idosos e cães com sistema imunológico comprometido.
Como seu cão pode pegar a Giardia?
A Giardia deve ser ingerida pelo cão para que ele se contamine com o parasita. Como os cães adoram colocar coisas na boca, isso significa que existem muitas maneiras dele pegar o parasita em seu ambiente, seja mastigando um graveto, comendo cocô ou bebendo água de uma poça.
A forma cística pode sobreviver por vários meses no meio ambiente – especialmente na água ou em locais úmidos.
Então resumindo, seu peludo pode contrair o protozoário das seguintes maneiras:
- Comendo alimentos contaminados
- Rolando ou brincando em solo contaminado
- Se lamber após entrar em contato com uma superfície contaminada.
- Beber água contaminada
Uma vez que o parasita está no intestino dos cães, ele pode espalhar o parasita, mesmo se ele não mostrar nenhum sinal de infecção.
Isso é preocupante, especialmente se você tiver mais de um animal de estimação em sua casa.
Embora a transmissão de cães para gatos e de gatos para cães seja improvável, a transmissão de cão para cão é certamente um motivo de preocupação.
Se um de seus cães for diagnosticado com Giardia, converse com seu veterinário sobre os cuidados que você precisa tomar para proteger seus outros animais.
Como saber se o seu cão está com Giardia?
A Giardia não é um parasita fácil de detectar, pode passar algum tempo despercebida até que comecemos a perceber os sinais e sintomas.
Dessa forma, pode ser facilmente confundida com outras enfermidades intestinais e tratada de maneira incorreta.
Por isso é de suma importância a realização de exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico.
- Exame parasitológico de fezes – MIF, no qual são preservados cistos do protozoários, ovos e larvas de helmintos, podendo ser coletadas um total de 3 amostras em dias alternados, uma vez que a eliminação de cistos é intermitente, o que pode gerar resultados falso negativos quando se utiliza uma única amostra na pesquisa.
- Teste de ELISA (Enzyme Linked Immunoassay) possui a vantagem de ser rápido e bastante preciso, consistindo na detecção qualitativa in vitro de antígenos (GSA-65) nas fezes, detectando tanto trofozoítos quanto cistos, mesmo que o animal não esteja eliminando o agente no momento da realização do exame. Sendo considerado um método sensível para a pesquisa de giárdia.
- Método PCR (Polymerase chain reaction), consiste na análise biomolecular para detecção e replicação de fragmentos do material genético do agente, permitindo um diagnóstico definitivo, por se tratar de um exame de alta especificidade.
Fonte: Nelson e Couto 2010.
Sinais e sintomas da Giardíase em cães
A melhor maneira de saber se o seu cão tem Giardia ou outra condição é uma consulta com um veterinário.
No entanto, existem vários sintomas de Giardia em cães que os tutores devem estar cientes.
Observando as fezes podemos perceber:
- Alterações na forma e coloração das fezes (pálida ou esverdeada)
- Fezes com odor fétido
- Presença constante de muco
- Fezes parecem estar gordurosas
- Sangue nas fezes
No peludo podemos observar:
- Diarréia
- Perda de peso
- Falha em ganhar peso
- Vômitos
- Desidratação
- Alterações no pelo
Tratamento da Giardíase em cães
Antes de mais nada se você notar que seu cão está tendo diarreia, chame seu veterinário, ele certamente fará vários testes de diagnóstico para determinar se tem tem Giardia e, dependendo da gravidade do caso, ela discutirá um plano de tratamento adequado às necessidades do seu cão.
No tratamento podem ser usados:
1. Medicamentos convencionais
Existem dois medicamentos convencionais que costumam ser prescritos. São metabolizadas no fígado e podem causar danos à parede do trato gastro-intestinal. Essas drogas também costumam causar os seguintes sintomas:
- Fenbendazol (Panacur, Fenzol): edema facial, aumento do prurido e salivação excessiva, alterações nas enzimas hepáticas
- Metronidazol (Flagyl, Giardicid): sangue na urina, rigidez muscular e pupilas dilatadas, problemas neurológicos, doenças intestinais e alergias
2. Vermicidas Naturais
Sim, existem opções naturais eficazes para nos livrarmos da giárdia.
- Cravo: funciona bem contra parasitas como a giárdia. O óleo do cravo é melhor ainda! Ele consegue inibir o crescimento de parasitas.
- Alho: é uma opção segura para ajudar a impulsionar o sistema imunológico. A alicina, um dos compostos do alho, também é altamente eficaz contra parasitas. Para liberar este importante composto, corte uma fatia fina de alho e aguarde 10 min. Contra-indicação: cães que fazem uso de ciclosporina ou anticoagulantes.
- Óleo de coco: excelente na prevenção e no combate não só dos vermes, mas também bactérias, vírus e fungos. Consequentemente, melhora a absorção dos nutrientes, aumentando as defesas do organismo. A gordura do coco apresenta a maior concentração de ácido láurico (ácido presente no leite materno) dentre todas as gorduras vegetais.
- Semente de abóbora: As sementes de abóbora contêm uma substância que paralisa os vermes do trato digestivo. Além disso, as sementes são carregadas de proteína, fibras, ferro, cobre, fósforo. Aprenda a fazer as sementes de abóbora: http://cachorronatureba.com.br/sementes-de-abobora-solucao-natural-para-vermes/
Sugestões de uso
- Cães pequenos: pitada de cravo moído ou uma gota de óleo concentrado de cravo + 1 colher de café de óleo de coco + meia lasquinha fininha de alho amassado + 1 colher de café de semente de abóbora.
- Cães médios: meia colher de café de cravo moído ou uma gota de óleo concentrado de cravo + 1 colher de chá de óleo de coco + uma lasquinha fininha de alho amassado + 1 colher de chá de semente de abóbora.
- Cães grandes: uma colher de café de cravo moído ou duas gotas de óleo concentrado de cravo + 1 colher de sobremesa de óleo de coco + duas lasquinhas fininhas de alho amassado+ 1 colher de sobremesa de semente de abóbora.
- Raças gigantes: uma colher de café de cravo moído ou duas gotas de óleo concentrado de cravo + 1 colher de sopa de óleo de coco + três lasquinhas fininhas de alho amassado + 1 colher de sopa de semente de abóbora.
Pode-se usar a mistura diretamente na comida, podendo fornecer por até 10 dias, interromper e iniciar o mesmo protocolo no mês seguinte.
Prevenindo giardíase em cães
O mais importante é garantir que seu cão tenha acesso a água limpa e fresca o tempo todo. Isso reduzirá as chances do peludo beber água de poças.
Água fervente mata os cistos, mas lembre-se de deixá-la esfriar antes de oferecê-la ao seu cão!
- Certifique-se de que seu cão tenha sempre água potável limpa e segura. Se você planeja ficar ao ar livre por várias horas com seu cachorro, leve água mineral ou um cantil para ele, bem como uma tigela portátil.
- Não permita que seu cão beba água em locais públicos. Isso inclui poças, riachos, margens de rios, fontes, etc.
- Recolha e descarte as fezes do seu cão imediatamente para evitar a propagação do parasita, tendo o cuidado de lavar as mãos em seguida.
Como você pode prevenir a reinfecção?
Se o peludo foi corretamente diagnosticado e tratado, ainda assim há uma chance de que seu animal seja infectado novamente.
Recomenda-se desinfetar as tigelas de água, tigelas de comida e brinquedos para eliminar qualquer cisto de Giardia remanescente.
Você também pode evitar a reinfecção seguindo estas dicas:
- Fique vigilante e observe onde seu cão bebe água e considere a possibilidade de desinfetar fontes potenciais.
- Se você tem outro cão ou gato, considere fazer o testes neles também, para o caso de serem portadores e uma possível fonte de infecção.
- Fique atento quando seu cão estiver se socializando com outros cães em parques, canis ou locais de tosa nos petshops, especialmente se houver fontes de água.
A Giardia é contagiosa para humanos?
A probabilidade de humanos serem infectados com Giardia proveniente dos cães é relativamente baixa, embora possa acontecer.
Lavar as mãos depois de mexer no cocô de cachorro reduzirá ainda mais o risco já baixo.
A giardíase em humanos é comumente transmitida pela água, não por nossos cães.
Evite beber água contaminada, especialmente durante viagens e considere comprar um filtro de água se a fonte de água da sua cidade for conhecida por conter o parasita.
A Giardia também pode estar presente nos alimentos e no solo, então lave todos os produtos antes de comer e lave as mãos frequentemente.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que muitas cepas de Giardia que infectam cães não infectam os seres humanos.
Finalizando
A Giárdia é um parasita difícil de ser eliminado uma vez que o tratamento do ambiente não é tarefa fácil.
Mas seguindo essas dicas, seu peludo pode passar por esse problema sem maiores danos à sua saúde.
Antes de oferecer qualquer tipo de tratamento para seu cão consulte um veterinário para a melhor abordagem de tratamento. As informações contidas aqui não substituem a avaliação e conduta de um profissional habilitado.