Frutas para Cachorro

(Last Updated On: 30 de dezembro de 2016)

dog-eating-fruit1Para começar, as frutas do período paleolítico não são as mesmas de hoje. A humanidade por muitos anos selecionou, através de cruzamentos seletivos e outras técnicas, as frutas com maior quantidade de açúcar, sendo essas, mais saborosas.

Basta comparar frutas silvestres com as variedades que temos hoje. É notório que as frutas silvestres são menos doces, menores, mais ácidas e mais ricas em nutrientes.

Não subestime o poder dos cruzamentos seletivos induzidos pelo ser humano. Lembre-se de que o mesmo processo permitiu ao ser humano criar um Pinscher a partir de um lobo em poucos séculos. Do ponto de vista nutricional as frutas não são iguais.

As frutas doces, que elevam a insulina, devem ser evitadas em cães diabéticos e naqueles que precisam perder peso. Se você deseja fazer uma dieta natural em seu animal, com a intenção apenas de melhorar sua saúde e bem estar, não há necessidade de restringir nenhuma fruta, com exceção das uvas, carambolas e as sementes de pêssego, ameixa, maçã, manga, abacate, pera).  É comum a pessoa achar que pode dar frutas à vontade para seu animal, pois são alimentos saudáveis. Sim, realmente são muito saudáveis, mas como tudo na vida, é preciso moderação.

Nicole Avena, uma pesquisadora que admiro muito, especialista em neurociência comportamental da Universidade da Flórida (EUA) e que se dedica à análise de cobaias alimentadas com açúcar, afirma que o consumo exagerado do mesmo leva ao desejo compulsivo e a sintomas de abstinência.

Isso porque tanto o açúcar como algumas drogas estão envolvidos nos mesmos circuitos cerebrais responsáveis pela elevação de alguns neurotransmissores. Alimentos com alto índice glicêmico estimulam a produção de dopamina, neurotransmissor que ao atingir o centro de recompensa do cérebro é capaz de gerar um efeito imediato de bem-estar e felicidade – o mesmo que causa dependência química.

Isso é um assunto complexo. Vamos tentar simplificar ao máximo:

  • Se o seu cão não precisa perder peso ele pode consumir frutas como petiscos na quantidade de até 15% do total da dieta.
  • Se o seu cão precisa perder peso ou já tem resistência a insulina (pré-diabético), ele poderá consumir frutas com moderação e de preferência aquelas com menor índice glicêmico tais como morangos, mirtilo (blueberry), framboesas, amoras, pitangas,e kiwi.

As frutas que contém muito açúcar –  bananas, figos, manga, abacaxi e melancia – devem ser evitadas em pacientes pré-diabéticos e obesos.

Você sabia que uma única banana, contém cerca de 24g de açúcar?  O morango além de saboroso e nutritivo possui baixíssimo índice glicêmico. Ah sim, não poderia esquecer das frutas virtualmente SEM açúcar, o abacate e o coco. Um abacate inteiro tem o açúcar de 2 ou 3 morangos. Legal, né!!!

Como você pode ver, do ponto de vista nutricional as frutas não são todas iguais. Temos a nossa disposição frutas com grande quantidade de açúcar  e frutas muito nutritivas e com baixo índice glicêmico, cabe a você escolher a melhor opção para seu amigo.

Frutas para Cachorro
4.7 (93.33%) 12 votes
[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]