Alimentação Natural para Cães

(Last Updated On: 14 de agosto de 2018)

Alimentação Natural para Cães (e Gatos)

comid e alimentação natural cachorro olhando carne

Sob alguns aspectos, cães e gatos são os maiores devotos do “Estilo de vida natural”. ELes dormem bastante, não têm nenhum trabalho estressante ou contas a prazo para se preocupar e aceitam tranquilamente deixar os biscoitos e sorvetes de lado por uma vasilha cheia de “comida natural” (CARNE).

Mas nem mesmo nossos pets conseguem escapar completamente do dano do estilo de vida moderno. A prova disso é que o número de pets sofrendo com obesidade e doenças crônicas aumentou drasticamente nos últimos anos.

Nossos companheiros animais estão cada vez mais confinados a pequenos apartamentos. Alimentados com um fluxo constante de comida processada e enlatada e sujeitos aos mesmos fatores estressantes de seus donos.

As consequências do estilo de vida moderno são basicamente as mesmas em pets e humanos.

Animais domésticos estão cada vez mais acima do peso e inativos. Cães e gatos estão desenvolvendo diabetes e doenças inflamatórias como a artrite, em números cada vez maiores.

Este não é um problema apenas para os pets, seus donos também estão perdendo a alegria de ter um companheiro saudável.

Animais domésticos são um grande complemento aos seguidores do estilo de vida Paleo e Primal, porque eles ajudam a melhorar seu humor, reduzem o stress e até inserem mais atividades físicas em seu dia.

Benefícios de se fornecer Comida Natural

  • Pelo brilhante e macio: o programa alimentar paleo para cachorro irá deixar o seu pet com uma cobertura brilhante. Uma suplementação com óleo de peixe e de coco deixa o pelo ainda mais bonito.
  • Dentes mais brancos: consumir comida natural e saudável e mastigar ossos crus vão limpar as placas bacterianas e deixar os dentes brilhando.
  • Diminuição dos custos com veterinário: consumir esse tipo de alimento fará o seu cachorro ter menos alergias e doenças gastrointestinais responsáveis pela maior parte das visitas ao veterinário.
  • Custos menores: comprar ossos e carne de órgãos é na verdade consideravelmente mais barato do que comprar rações “premium”.
  • Um melhor amigo mais feliz e que viverá mais: o cachorro mais velho já registrado foi um cachorro australiano chamado Bluey, que consumia apenas Canguru e Emu. Seu cachorro terá uma vida mais longa e feliz com uma dieta paleo/primal.
  • Fezes firmes e sem odor: em uma alimentação natural crua e cozida, os cachorros desperdiçam muito pouco do que consomem. Isso significa que as fezes são menores, duras e sem muito cheiro. Ela também se transforma em um pó branco depois de um ou dois dias, facilitando a limpeza. Além disso, o processo de passar as fezes mais duras ira expressar as glândulas anais do seu cão, tornando outra visita cara ao veterinário obsoleta.

Como Devo Alimentar meu Cão Todos os Dias?

  • Principalmente com carne e ossos. Cerca de ¾ de sua dieta pode ser fornecida trazendo para casa pescoços de frango, restos de carne do açougueiro e até mesmo tripas cruas.
  • Alguma carne de órgão como um ocasional pedaço de fígado ou rins. Se você alimentar as costas de frango, os órgãos estarão presos ao interior das costas e nem será necessário se preocupar em comprar órgãos extras.
  • Alguns vegetais, misturados com algumas colheres de iogurte cru para fornecer bactérias para ajudar na digestão. Nos tempos paleolíticos, o probiótico mais consumido era o material fecal.
  • Fruta fresca. Quase todos os cães gostam de frutas.
  • Alguns cães podem precisar de alguns suplementos. Converse com seu veterinário.
  • Todos os cães se beneficiam da adição de óleo de peixe de coco e alguns se beneficiam de outros antioxidantes como a vitamina C.

Algumas rações com “fórmula natural” e “orgânicas” são o mesmo que uma dieta Paleo?

Não. A maioria dos alimentos processados para cães é feita com grãos. Eles são enchimentos baratos, e é por isso que os alimentos para cães foram inventados em primeiro lugar. Pode haver algumas fórmulas isentas de grãos, mas, apesar dos rótulos elas não são naturais, e certamente não o que seu cão precisa para ser saudável.

Como Faço para Mudar a Alimentação do meu Cachorro?

A maioria dos cães aceita a dieta Paleo imediatamente – afinal, é o que os cães querem comer.

Pegue um pescoço de frango cru ou uma asa de frango e coloque-o em sua tigela quando ele estiver com fome. Se ela não quiser comer comida crua, você pode cozinhá-la em uma frigideira, mas faça isso rapidamente e deixe o osso e a carne dentro do corte cru. No dia seguinte, cozinhe o pedaço de frango ainda menos, até que, eventualmente, o seu cão se acostume a comê-lo cru.

Você pode fazer a mesma coisa com carne de órgãos se o seu cão não gostar. A maioria dos cães adora o sabor de órgãos crus, eles podem até ser misturados com vegetais se o seu cão não quiser comê-lo.

Uma Regra Importante

Quem quer fornecer um tipo de alimentação natural para cães e gatos deve ficar no perímetro do mercado.

Não se aventure pelos corredores centrais, que são cheios de produtos alimentícios enlatados, encaixotados e envasados cheios de conservantes para mantê-los frescos à temperatura ambiente.

Infelizmente, esses corredores centrais são também onde você encontra comidas para pets, e as mesmas desvantagens se aplicam. A ração para gatos e cães é carregada de grãos e químicos de vários tipos diferentes.

gato comendo carne um alimento natural
“Adoro um pescocinho”

Gatos são carnívoros, eles são caçadores por natureza. Eles podem morrer se tiverem uma dieta estritamente vegetariana porque precisam de uma dieta com vários nutrientes, vitaminas, aminoácidos e enzimas que são encontrados apenas nos produtos animais, como a taurina e certas vitaminas do grupo B, mais precisamente a vitamina B12.

Os gatos até podem sobreviver numa dieta vegetariana se receberem suplementos para esses nutrientes essenciais, mas não há razão para inserir suplementos artificiais quando você poderia simplesmente alimentá-lo com a comida que ele foi designado a comer: carne.

A alimentação natural para cães baseada em carne é  importante, mas como são naturalmente onívoros, eles também devem comer uma ampla variedade de outros alimentos, incluindo ossos e restos de vegetais.

Atenção aos Tipos de Alimentos

Apesar de existirem alguns alimentos que os cães não podem comer de modo algum (incluindo comida natural como nozes da macadâmia), eles se dão bem com uma dieta variada de carne crua e vegetais, sem os grãos cozidos e legumes das rações animais comuns.

Se você está interessado em mudar a dieta de seu pet para uma dieta de estilo “alimentação natural” pode ser tentador mudar tudo imediatamente, mas colocar o seu amigo em um programa radical não é a melhor forma de fazer a mudança.

Como as crianças, os pets devem ser adaptados à sua nova dieta, o truque é aumentar gradualmente a quantidade de alimentos naturais na dieta de seu pet e diminuir a quantidade de alimentos comprados em loja, assegurando-se de observar quaisquer sinais de desconforto digestivo ou outros sinais que indicam que você deveria levar as coisas com mais calma.

Os vegetais podem ser adicionados à dieta do seu cachorro. Na verdade, é recomendado. Cenouras são boas de mastigar, e espinafre, couve e aipo podem ser adicionados a mistura de carne. Suplementar com óleo de peixe e óleo de coco também é recomendado para uma pelagem brilhante e saudável.

Comida Natural para Pássaro e Outros Animais

Pássaros variam bastante dependendo da espécie – periquitos comem grãos, enquanto papagaios podem comer uma variedade imensa de alimentos incluindo frutas, vegetais, castanhas, pequenos insetos, sementes e até flores.

Porém, isto não significa que você pode simplesmente deixar sua ave pet limpar os pratos após o jantar; a melhor forma de desenvolver uma dieta de alimentação natural para um pássaro é pesquisar as espécies e tentar imitar sua dieta natural.

Outros tipos de pequenos animais como coelhos, furões, porquinhos da índia, ratos e camundongos, também se saem melhor quando não estão sendo alimentados com alimentos processados modernos.

Nem se compara a quantidade de pesquisas feita com dietas naturais para pequenos animais com a de gatos e cães, então você vai ter que fazer algumas experiências para descobrir o que funciona.

Um bom ponto para começar sua pesquisa é descobrir o que seu pet come na natureza, e lentamente introduzir esses alimentos em sua dieta comum, assegurando-se de observar quaisquer sintomas digestivos.

É importante entender o balanço de nutrientes na introdução de uma dieta baseada em alimentação natural para cães e gatos, por isso devemos contar com o auxílio de uma veterinário com experiência nesse tipo de mudança de estilo alimentar.

Infecção Alimentar

Muitas pessoas são contra uma dieta baseada em alimentação natural para cães a base de carne crua por medo da  E. Coli ou outras bactérias.

Claro, infectar seu cão é a última coisa que você quer, mas lembre-se que cães e gatos, ao contrário dos humanos, são biologicamente preparados para comer carne crua e têm um sistema digestivo pronto para minimizar o risco.

Os carnívoros têm um sistema digestivo muito mais ácido que elimina muitos patógenos que infectariam um humano.

É mais provável que você pegue a E. Coli ao tocar a comida do seu cão, mas isso é facilmente prevenível ao ter as mesmas precauções de lavar as mãos como você faria com qualquer carne crua e limpando o prato de seu pet cuidadosamente com sabão e água quente.

Se por um lado cães e gatos se dão bem com uma dieta baseada em carne, outros pets são naturalmente herbívoros.

Comprando Comida Natural para Cães

mesa com varios alimentos naturais que podem servir como alimentação natural para cães

Infelizmente, a alimentação natural para cães e outros pets, assim como boa comida para pessoas, é também bem mais cara que o lixo processado que existe no mercado, então uma dieta natural para seu pet pode vir acompanhada de um choque com o preço.

As carnes de órgãos tais como rins, coração, pulmão entre outras são geralmente baratas e são nutricionalmente muito densas o que é ótimo para o cão.

Comprar uma dieta baseada em comida natural para cães inteiramente baseada em carne (principalmente os grandes) pode custar quase o mesmo que comprar alimento para outra pessoa, e para alguns, pode não caber no orçamento.

Mas mesmo se o seu pet não estiver comendo o melhor fígado em uma bandeja de prata, você não precisa necessariamente pegar qualquer coisa que encontrar no supermercado.

Qualquer passo pra longe das comidas comerciais baseadas em grãos vai ser um bônus para seu pet, seja comprando uma marca que não contenha grãos, uma marca mais Paleo de gado alimentado com pasto ou uma dieta integral de carne.

Carne Crua e Ossos

Algumas pessoas também complementam o alimento no estilo natural com carne crua e ossos.

Você também pode manter o custo baixo ao estocar cortes baratos de carne quando estão em promoção.

Já que seu pet vai comer carne crua, não há problema em incluir ossos (ossos cozidos são frágeis e perigosos, mas ossos crus não), peru ou frango e acém.

Experimente uma variedade de carnes e inclua peixe, ovos crus e órgãos (todos eles excelentes fontes de vitamina B12).

É melhor alimentar seu pet com sua dieta evolucionária naturopata (que varia, dependendo do tipo de pet), mas se você tem que fazer uso de alimentos comerciais, ou uma mistura de ração e carne crua, não há porque se culpar.

Afinal de contas, a maioria dos humanos não come alimentos 100% naturais e ainda assim vemos os benefícios ao seguir princípios evolucionários, então faça o que você pode dentro de seu tempo e orçamento e aprecie a companhia de um pet mais feliz e saudável.

Alimentação Natural para Cães
4.7 (93.33%) 21 votes