Por que é importante manter a tigela do seu amigão sempre limpa?

(Last Updated On: 30 de dezembro de 2016)

cachorro-aguaSabe quando você esfrega os dedos na tigela de água do seu animal de estimação e sente aquele limo (ou lodo) escorregadio?

Então, o nome dessa sujeirinha escorregadia de tom esverdeado é biolfilme.

O biofilme é uma coleção de materiais orgânicos e inorgânicos, vivos e mortos recolhidos em uma superfície. Ele é constituído por diversos tipos de bactérias ligadas entre si por uma substância espessa, que funciona como uma cola para mantê-las todas juntas e aderidas à uma determinada superfície.

Acredite, apesar de parecer nojento, o biofilme pode abrigar bactérias do bem, mas também abriga as ruins.

Ele fornece um refúgio seguro para os organismos como Listeria, E. coli e Legionella, pois ali elas podem se reproduzir e a contaminação da água torna-se inevitável.

Evite Infecções

Infecções bacterianas como as do trato urinário, ouvido médio e bexiga podem estar relacionadas com a ingestão de água contaminada.

Abastecer a tigela regularmente sem lavá-la adequadamente só aumenta as chances de criar um ambiente perfeito para a proliferação das bactérias do biofilme.

Como cuidar para que ele não se forme:

  • Lembre-se de limpar a tigela de água do seu animal pelo menos uma vez por semana. A água, entretanto, deve ser trocada todos os dias. Lavar o pote de água regularmente é um hábito saudável e não pode ser visto como transtorno.
  • Para abrigos ou criadores, onde o número de animais é maior, e uma série de bactérias diferentes flutuam nas tigelas de água, o melhor é lavar diariamente!
  • Lembre-se de usar detergente neutro ou mesmo sabão de coco e, se possível, de vez em quando, lavar com água quente também ajuda a matar esses bichinhos indesejáveis.

Fonte: http://www.dogsnaturallymagazine.com/slime-in-dog-water-bowl/

Por que é importante manter a tigela do seu amigão sempre limpa?
4.7 (94.55%) 11 votes
[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]