Como o Vinagre de maçã pode fazer a diferença na saúde do seu peludo

Conteúdo

O vinagre de maçã tem sido um alimento muito comentado, bem como os seus benefícios, formas de usos, receitas e contraindicações.

Aqui, você encontrará informações para aprender mais sobre esse alimento que tem se tornado uma das opções adotadas por aqueles que buscam não só uma alimentação, como também uma vida, mais saudável para seu peludo.

O vinagre de maçã é utilizado há milhares de anos e, embora hoje em dia, ele seja mais usado em saladas e condimentos, ele também pode ser usado em vários tratamentos de saúde.

Em seu processo de produção, a maçã, passa por um processo de fermentação por leveduras benéficas.

A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95% de água, além de alguns minerais e vitaminas que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e numerosos benefícios.

Realmente ele possui muitos benefícios e utilidades…considerado um potente suplemento (contém muitas vitaminas, fibras, antioxidantes flavonóides, probióticos e minerais), também é um excelente conservante natural, é produto de limpeza não tóxico e desinfetante.

Amigo da digestão

O vinagre, quando combinado com alguns alimentos, ajuda o organismo a assimilar melhor esses nutrientes. O ácido acético, como outros ácidos, ajuda a aumentar a absorção de cálcio e outros minerais pelo corpo. 

Alguns especialistas em nutrição, incluindo Donna Gates, autora da Body Ecology Diet, recomendam adicionar 1 colher de chá de vinagre de maçã em dietas ricas em proteínas para estimular a produção de ácido clorídrico e melhorar a digestão e absorção.

O vinagre também possui importantes propriedades antissépticas que ajudam a impedir o crescimento de bactérias e vírus prejudiciais no trato digestório.

Como bônus, ele não interfere nas bactérias benéficas do corpo (como a maioria dos antibióticos) que são a primeira linha de defesa do sistema imunológico.

Controle do diabetes

Em 2010, os Annals of Nutrition and Metabolism publicaram um estudo mostrando que as propriedades anti glicêmicas do vinagre reduzem os níveis de açúcar no sangue. 

Ninguém está afirmando que o vinagre cura o diabetes, mas vários estudos sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar muito o paciente diabético atuando, justamente, no controle da glicemia.

Controle do colesterol

Com bons níveis de ácido clorogênico o vinagre de maçã reduz o colesterol LDL, fazendo com que suas partículas sejam oxidadas e o risco de doenças cardíacas reduzido.

Além disso, ainda reduz a pressão arterial, grande responsável por problemas cardíacos.

Saúde da pele e pelo

Se você tem um peludo que parece não conseguir encontrar alívio para o coça-coça, o vinagre de maçã talvez possa ajudar…

Ele melhora as erupções cutâneas (lesões) causadas por fungos pois tem a capacidade de impedir a propagação e o desenvolvimento de infecções causadas por eles.

Além disso, os cães propensos a doenças da pele, como sarna demodécica ou sarna sarcóptica, também conseguem ótimos resultados.

O vinagre de maçã contém ácidos naturais que ajudam a eliminar as células mortas da pele e fazer uma renovação celular, importantíssima para qualquer tratamento dermatológico.

Receita natural para limpeza da pele e conduto auditivo

Depois de enxaguar com o shampoo de sua preferência, lave o peludo com essa solução:

  • 1 (uma) xícara de chá de vinagre de maçã diluído em 5 xícaras de água.
  • Combine ervas à essa solução, como flores e ou folhas de calêndula, camomila ou erva de São João.
  • Você pode usar óleos essenciais como os de melaleuca, para potencializar os efeitos em dermatites, feridas, fungos e limpeza do conduto auditivo.

Como os filhotes e alguns cães têm pele sensível, teste uma pequena área aplicando a solução de vinagre. Verifique a área a cada poucas horas por até 24 horas. Se houver vermelhidão ou irritação, lave bem com água corrente e sabão neutro e interrompa o uso. 

Método de AN Crua com Ossos

Conheça o meu curso gratuito de alimentação natural crua com ossos para cães. Clique no botão ao lado!

Rolar para cima