A importância do óleo de coco para o seu cachorro
Neste artigo iremos falar dos benefícios do óleo de coco na suplementação nutricional dos cães, mas vou aproveitar e discorrer também sobre algumas dúvidas que meus cliente me perguntam sobre essa fruta.
Quando se trata de dar ao seu cão um coco, a ideia de que isso vem a mente para a maioria dos donos de cachorros é que seus cães irão brincar com a fruta como se fosse um brinquedo.
Mas, quando se trata de realmente comer o coco, é aqui que a questão de saber se os cães podem comer cocos ou não entra em jogo.
Os cães podem comer coco?
A resposta é SIM, seus cães podem comer coco com segurança sem estar sujeitos a qualquer tipo de prejuízo.
O coco não é tóxico para o seu cão, mas aviso que o mesmo contêm triglicerídeos de cadeia média (TCM) que podem levar o seu cão a problemas de digestão e dor de estômago (se dados em grande quantidade), por isso é realmente uma questão de dar-lhes com moderação e observar como eles reagem.
A quantidade varia para cada animal, portanto, dê pequenas porções e aumente gradualmente.
E quanto ao óleo de coco?
O consumo humano de óleo de coco é extremamente popular nos dias de hoje. Você pode usá-lo como um suplemento de saúde, para cozinhar, como pasta de dentes caseira, para hidratar a pele ou condicionar o cabelo.
Devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, muitas pessoas também usam óleo de coco para uma série de fins medicinais.
Ele pode ser dado com segurança para a maioria dos animais, abordaremos esse assunto mais abaixo.
Suplementação de óleo de coco para cães
Embora os suplementos possam ser um assunto confuso para muitos tutores de cachorros, você provavelmente conhece os benefícios da alimentação dos Ômega 3, encontrados nos óleos de peixe, Krill (conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão) ou linhaça para o seu cão.
Esses óleos contêm ácidos graxos essenciais, que, como o nome indica, são essenciais para a saúde dele.
Mas outros óleos também tem a capacidade de promover a saúde e o óleo de coco é um deles.
As gorduras no óleo de coco são consideradas “circunstancialmente essenciais”, o que significa que, sob certas circunstâncias (como durante a gravidez e crescimento inicial) são essenciais.
De fato, os ácidos graxos de cadeia média encontrados no leite de coco também estão no leite materno de humanos e outros mamíferos, além do mais o óleo de coco é encontrado como ingrediente em algumas fórmulas alimentares para lactentes.
O óleo de coco não é Ômega 3, mas mesmo assim, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do seu cachorro inclusive em doenças do disco intervertebral.
Continue lendo para descobrir como isso pode aumentar o bem-estar do seu amigão.
O que é o óleo de coco?
O óleo de coco consiste em mais de 90% de gorduras saturadas. Todas as gorduras e óleos são compostos por triglicerídeos.
O óleo de coco é composto principalmente de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM).
Todos os triglicerídeos são constituídos por moléculas de gordura individuais chamadas ácidos gordurosos ou ácidos graxos.
O óleo de coco contém 64% de ácidos graxos de cadeia média (AGCM)
Os ácidos graxos de cadeia média encontrados no óleo de coco são compostos por:
- 48% de ácido láurico
- 8% de ácido caprílico
- 7% de ácido cáprico
- além de ácidos mirítico e palmítico
O óleo de coco também contém cerca de 2% de ácido linoleico (ácidos graxos poli-insaturados) e cerca de 6% de ácido oléico (ácidos graxos monoinsaturados).
A maioria dos benefícios do óleo de coco provém dos ácidos graxos de cadeia média, especialmente do ácido láurico.
O ácido láurico possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
O ácido caprílico e capríco tem propriedades semelhantes e são mais conhecidos pelos seus efeitos antifúngicos.
Além disso, o corpo pode metabolizar eficientemente os ácidos graxos de cadeia média para fornecer uma fonte imediata de combustível e energia, melhorando o desempenho atlético e ajudando a perda de peso.
Nos cachorros, os ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco equilibram a tireoide, ajudando os cães gordinhos a perderem peso e ajudando os sedentários com mais energia.
De acordo com pesquisadores do Coconut Research Center, o óleo de coco é capaz de:
- acelerar o metabolismo
- proporcionar mais energia e vitalidade
- proteger de doenças e acelerar a cura
Os 23 benefícios do consumo de óleo de coco
O óleo de coco é seguro para cães?
O Dr. Bruce Fife, autor do livro Coconut Therapy For Pets, garante que o óleo de coco é extremamente seguro para todos os tipos de animais, de cachorros a gatos, aves, coelhos, cobaias, vacas e cavalos.
As pesquisas mostram que o óleo de coco foi bem tolerado nos estudos de toxicidade, nos quais os pesquisadores forneceram grandes quantidades de óleo de coco para animais. Se o seu cão beber um jarro inteiro de óleo de coco, ele provavelmente apenas apresentará uma diarreia.
Que tipo de óleo de coco você pode comprar?
Escolha o óleo de coco virgem ou extravirgem, de preferência orgânicos e vendidos em um frasco de vidro (não plástico).
O óleo de coco geralmente ficará branco no frasco, mas pode liquefazer-se e ficar claro dependendo da temperatura ambiente.
Quanto de óleo de coco posso fornecer ao meu cão?
- até 4 kg: 1 colher de café
- 5 - 10 kg: 1 colher de chá
- 10 - 20 kg: 01 colher de sobremesa
- 20 - 35 kg: 1 colher de sopa
- mais de 35 kg: 2 colheres de sopa
Para fins terapêuticos ou medicinais, talvez seja necessário aumentar a dosagem acima, aumente gradualmente até que o sistema digestivo do cão se adapte ao óleo extra em sua dieta.
Os cães podem beber água de coco?
A água de coco é reconhecida por suas características nutritivas, contém vitaminas, minerais (cálcio, ferro, manganês, magnésio e zinco), eletrólitos e enzimas. Então, obviamente, sim, ele pode beber água de coco.
Uma coisa que você pode fazer com a água de coco é usa-la como uma recompensa quando você estiver treinando ou brincando com o seu cachorro.
Além de ser super saboroso e refrescante é conhecido por impulsionar a energia , o que é perfeito quando ele estiver descansando após algum tempo de treino.
Durante um dia quente, a água de coco pode ser uma das melhores recompensas para o seu cão.
Um aviso sobre a casca de coco
Não dê ao seu cão um coco com a casca dura para ele comer, porque isso quase certamente conduzirá a obstrução no sistema digestivo.
Alguns artigos incentivam o uso dessas cascas para melhorar a mastigação, mas isso é arriscado. Como você pode ter certeza de que ele irá somente mastigar a casca e não vai engolir nada?
Além disso, como você pode ter certeza de que essa casca dura não irá danificar os dentes do seu animal? Então, é melhor prevenir do que remediar.