como a Dieta Cetogênica pode ajudar cães com câncer?

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é uma modalidade alimentar rica em gorduras saudáveis, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. Quando uma dieta cetogênica é corretamente implementada o corpo irá naturalmente mudar sua fonte primária de combustível de carboidratos para gorduras. O fígado decompõe essas gorduras em corpos cetônicos que são usados como energia. Este processo induz um estado metabólico chamado cetose.

para que é utilizada a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica tem sido usada desde a década de 1920 como uma terapia para a epilepsia e atualmente está sendo estudada como terapia para câncer, doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (ELA), diabetes, autismo. Também é usado por pessoas interessadas em melhorar a saúde e performance. No Cachorro Natureba, consideramos a dieta cetogênica como “dieta apropriada à espécie”, uma vez que imita o modo como um cão come na natureza.

por quanto tempo usar essa dieta?

Se o seu cão tem câncer é preciso avaliar o tipo histológico do tumor e seu grau de agressividade. Dessa forma tentaremos bloquear o crescimento tumoral através de um plano dietético cetogênico e individual para cada caso. Os ajustes e mudanças de fases da dieta, são acompanhados e avaliados de perto, caso a caso, para um melhor resultado.

como medir a glicemia e as cetonas?

Diferente do humanos os cães entram e saem da cetose muito rapidamente o que dificulta mensurar valores, porém é possível uma estimativa usando um leitor de glicose e cetonas no sangue como, por exemplo, o Freestyle Optium Neo. Você pode encontrá-lo pesquisando no Google. É importante dizer que também é necessário comprar separadamente as tiras para medir a glicose e cetonas no sangue.

Qual a diferença entre cetose e ceto-acidose?

A cetose alcançada através da nutrição não deve ser confundida com o termo cetoacidose. Quando a principal fonte de combustível de uma pessoa (ou cão) são carboidratos, os níveis de glicose no sangue são geralmente moderados a elevados e as cetonas são inexistentes. A cetoacidose, por outro lado, é vista apenas em pacientes com diabetes mellitus e é considerada um evento de emergência em que as cetonas são extremamente altas (geralmente 20-25 mM) na presença de glicose no sangue extremamente alta. Em comparação, a cetose nutricional é quando as cetonas são moderadamente altas (0,2-8 mM) e estão na presença de glicose moderadamente baixa (<75 mg / dL). É praticamente impossível níveis de cetonas de 20 a 25 mM em organismos (humano ou cão) que não sejam diabéticos.

posso fornecer essa dieta quando ele estiver em quimio ou radioterapia?

Uma dieta cetogênica pode melhorar o resultado desses tratamentos, bem como atenuar os efeitos colaterais severos, geralmente associados às terapias padrão de tratamento. Para isso consulte alguém especializado para te orientar.

Uma dieta cetogênica pode ajudar um cão com artrite ou problemas articulares?

Sim. Uma dieta composta por carboidratos de alto índice glicêmico pode causar inflamação no corpo, especialmente nas articulações dos cães mais velhos. A eliminação de carboidratos e o aumento do consumo de gorduras de qualidade podem eliminar a inflamação e a dor nas articulações.

Meu veterinário sugere que eu não dê alimentos crus. O que eu faço?

Alguns veterinários são contra uma dieta crua devido à ameaça potencial de bactérias ou salmonelas. A ciência já provou que se preparado e servido corretamente, você não terá problemas. Tenho vários pacientes alimentados com alimentação natural crua e dieta cetogência e que, mesmo durante os tratamentos de quimio ou radioterapia, apresentam resultados excelentes.

E se o meu cachorro não quiser comer? O que eu posso fazer?

É perfeitamente normal que o seu cão perca uma refeição ou mesmo algumas refeições, uma vez que a dieta cetogênica é extremamente saciante devido às gorduras. Se eles não estão interessados em comida, coloque a refeição na geladeira e tente alimentá-los mais tarde. O exercício é uma ótima opção para estimular o apetite. Os cães podem ficar até 5 dias sem comer e isso é comum na natureza, porém, se após esse período o cão não quiser se alimentar procure orientação veterinária.

Posso cozinhar a comida?

Nós não recomendamos cozinhar a comida. Os cães têm bactérias e enzimas intestinais adequadas para quebrar naturalmente alimentos crus e isso aumenta muito a sua digestibilidade, mas em alguns casos, também trabalhamos com dieta cetogênica cozida.

que petiscos posso dar para o meu cachorro?

Se o cão tem câncer o jejum é super indicado e faz parte do meu protocolo de tratamento. Além disso, todas as calorias que os nossos pacientes obtêm estão nas refeições cetogênicas. Sugerimos evitar os petiscos que possam adicionar carboidratos à  dieta o que atrapalha o processo de cetose. Se você tem um cão que não tem câncer e gostaria de dar guloseimas, recomendamos guloseimas compostas de proteínas, gorduras e muito baixa quantidade de carboidratos.

Uma dieta cetogênica pode ajudar nas convulsões do cão?

Sim, como neurologista tenho conseguido ao longo desses anos, controlar e até reduzir doses de anticonvulsivantes, pois o cérebro prefere usar corpos cetônicos do que glicose.

Uma dieta cetogênica pode ajudar um cão com diabetes?

Sim. Se você seguir a dieta corretamente e retirar alimentos com alto teor de carboidratos será possível reduzir significativamente os números de glicose no sangue do seu cão. Nossos pacientes em dieta cetogênica normalmente têm níveis sanguíneos de glicose entre  50 –  60.

Por que sugerimos uma dieta crua?

Existem evidências onde a alimentação crua pode ajudar a prevenir a pancreatite uma vez que a dieta é rica em gordura mas isso não quer dizer que uma dieta cetogênica não possa ser cozida! Aqui, fazemos toda suplementação enzimática necessária para evitar problemas na digestão das gorduras, sendo extremamente segura. A carne crua deve ser manuseada com as mesmas precauções de segurança que você usa quando prepara hambúrgueres ou bifes na grelha. Lave as tigelas após a alimentação e higienize o local onde será preparada a comida. Certifique-se também de que suas mãos estejam limpas ao manusear as carnes cruas.

A DIETA CETOGÊNICA CURA O CÂNCER?

Existem evidências que a dieta cetogênica, associada com outras abordagens de tratamento convencionais podem ajudar a reduzir a progressão do tumor e melhorar em muito a qualidade de vida do seu cão. Ao fazer uma dieta cetogênica a glicemia, que é o açúcar no sangue, fica bastante reduzido e esse é o combustível que as células cancerosas conseguem processar para crescer e se multiplicar. A dieta cetogênica faz com que o câncer fique sem alimento e com isso promove o controle da doença.

A DIETA CETOGÊNICA CURA O CÂNCER?

Existem evidências que a dieta cetogênica, associada com outras abordagens de tratamento convencionais podem ajudar a reduzir a progressão do tumor e melhorar em muito a qualidade de vida do seu cão. Ao fazer uma dieta cetogênica a glicemia, que é o açúcar no sangue, fica bastante reduzido e esse é o combustível que as células cancerosas conseguem processar para crescer e se multiplicar. A dieta cetogênica faz com que o câncer fique sem alimento e com isso promove o controle da doença.

tEM INTERESSE NA An ou na dieta cetogênica?

Através do formulário você receberá todas as informações sobre como a consultoria funciona, valores, etc.
É muito mais rápido e prático.

Ou mande sua mensagem pelo Whatsapp clicando abaixo.

receba um email ou...

Consultoria nutricional

converse com o robô!