perguntas mais frequentes

O que é a dieta cetogênica

A dieta cetogênica é rica em gordura, moderada em proteínas e pobre em carbohidratos. Quando uma dieta cetogênica é consumida o corpo irá naturalmente mudar sua fonte primária de combustível de carbohidratos para gordura. O fígado decompõe essas gorduras em corpos cetônicos que são usados como energia. Este processo induz um estado metabólico chamado cetose.

para que é utilizada a dieta cetogênica

A dieta cetogênica tem sido usada desde a década de 1920 como uma terapia para a epilepsia e atualmente está sendo estudada como terapia para câncer, doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (ELA), traumatismo cranioencefálico, diabetes, autismo e muito mais. Ele também é usado por pessoas interessadas em melhorar a saúde e o desempenho em geral. No Cachorro Natureba, consideramos uma dieta cetogênica como “dieta apropriada à espécie”, uma vez que imita o modo como um cão come na natureza.

por quanto tempo usar a dieta cetogênica?

Se o seu cão tem câncer é preciso avaliar o tipo histológico do tumor e seu grau de agressividade. Dessa forma tentaremos bloquear o crescimento tumoral através de um plano dietético cetogênico e individual para cada caso. Os ajustes e mudanças de fases da dieta, são acompanhados e avaliados de perto, caso a caso, para um melhor resultado.

 

como posso medir a glicemia e o nível de cetonas?

Diferente de nós humanos os cães entram e saem da cetose muito rápido o que dificulta avaliar valores… mas conseguimos frequentemente usando um leitor de glicose e cetonas no sangue como por exemplo o Freestyle Optium Neo. Você pode encontrá-lo pesquisando no google. É importante dizer que também é necessário comprar separadamente as tiras para medir a glicose e cetonas no sangue.

Qual a diferença entre cetose e ceto-acidose?

A cetose alcançada através da nutrição não deve ser confundida com o termo cetoacidose. Quando a principal fonte de combustível de uma pessoa (ou cão) são carbohidratos, os níveis de glicose no sangue são geralmente moderados a elevados e as cetonas são inexistentes.

A cetoacidose, por outro lado, é vista apenas em pacientes com diabetes mellitus e é considerada um evento de emergência em que as cetonas são extremamente altas (geralmente 20-25 mM) na presença de glicose no sangue extremamente alta. Em comparação, a cetose nutricional é quando as cetonas são moderadamente altas (0,2-8 mM) e estão na presença de glicose moderadamente baixa (<75 mg / dL). É praticamente impossível níveis de cetonas de 20 a 25 mM em organismos (humano ou cão) que não sejam diabéticos.

posso fornecer essa dieta quando ele estiver em quimio ou radioterapia?

Uma dieta cetogênica pode melhorar o resultado desses tratamentos, bem como atenuar os efeitos colaterais severos, geralmente associados às terapias padrão de tratamento. Para isso consulte alguém especializado para te orientar.

Uma dieta cetogênica pode ajudar um cão com artrite ou problemas articulares?

Sim. Uma dieta composta por carbohidratos de alto índice glicêmico pode causar inflamação no corpo, especialmente nas articulações dos cães mais velhos. A eliminação de carbohidratos e o aumento do consumo de gorduras de qualidade podem eliminar a inflamação e a dor nas articulações.

Meu veterinário sugere que eu não dê alimentos crus. O que eu faço?

A maioria dos veterinários são contra uma dieta crua devido à ameaça potencial de bactérias ou salmonelas. Se servido corretamente, você não terá problemas. Tenho vários pacientes  alimentados com dieta cetogênica crua, mesmo durante os tratamentos de quimio e/ou radioterapia com resultados excelentes.

Meu cachorro não quer comer. O que eu faço?

É perfeitamente normal que o seu cão perca uma refeição ou mesmo algumas refeições, uma vez que a dieta cetogênica é extremamente saciante devido às gorduras. Se eles não estão interessados em comida, coloque a refeição na geladeira e tente alimentá-los mais tarde. O exercício é uma ótima opção para estimular o apetite. Os cães podem ficar até 5 dias sem comer e isso é comum na natureza, porém, se após esse período o cão não quiser se alimentar procure orientação veterinária.

Posso cozinhar a comida?

Nós não recomendamos cozinhar a comida. Os cães têm bactérias e enzimas intestinais adequadas para quebrar naturalmente alimentos crus e isso aumenta muito a sua digestibilidade, mas em alguns casos, também trabalhamos com dieta cetogênica cozida.

que petiscos posso dar para o meu cachorro?

Se o cão tem câncer o jejum é super indicado e faz parte do meu protocolo de tratamento. Além disso, todas as calorias que os nossos pacientes obtêm estão nas refeições cetogênicas. Sugerimos evitar os petiscos que possam adicionar carbohidratos à  dieta o que atrapalha o processo de cetose. Se você tem um cão que não tem câncer e gostaria de dar guloseimas, recomendamos guloseimas compostas de proteínas, gorduras e muito baixa quantidade de carbohidratos.

Uma dieta cetogênica pode ajudar nas convulsões do cão?

Sim, como neurologista tenho conseguido ao longo desses anos, controlar e até reduzir doses de anticonvulsivantes, pois o cérebro prefere usar corpos cetônicos do que glicose.

Uma dieta cetogênica pode ajudar um cão com diabetes?

Sim. Se você seguir a dieta corretamente e retirar alimentos com alto teor de carboidratos será possível reduzir significativamente os números de glicose no sangue do seu cão. Nossos pacientes em dieta cetogênica normalmente têm níveis sanguíneos de glicose entre  50 –  60.

Por que sugerimos uma dieta crua?

Existem evidências onde a alimentação crua pode ajudar a prevenir a pancreatite uma vez que a dieta é rica em gordura mas isso não quer dizer que uma dieta cetogênica não possa ser cozida! Aqui, fazemos toda suplementação enzimática necessária para evitar problemas na digestão das gorduras, sendo extremamente segura.

A carne crua deve ser manuseada com as mesmas precauções de segurança que você usa quando prepara hambúrgueres ou bifes na grelha. Lave as tigelas após a alimentação e higienize o local onde será preparada a comida. Certifique-se também de que suas mãos estejam limpas ao manusear as carnes cruas.

 

não encontrou o que procurava?

Entre em contato com o formulário ao lado ou entre em contato por Whtasapp no número (11) 93091-3317

Perguntas 1

faça a sua pergunta!

  • TERMOS DE SERVIÇO

    1. As idéias, sugestões, conceitos e opiniões retratadas neste website tem como único objetivo informar e educar.
    2. Este website está disponível publicamente baseando-se no completo entendimento de que ele não ofereçe nenhum tipo de prescrição médica e de que não tem nenhuma intenção de substituir orientações do médico veterinário ou diagnósticos de profissionais da área, assim como, não tem intenção de ser usado como tratamento para qualquer doença, condição de saúde ou lesão.

    3. É imperativo que, antes de começar qualquer recomendação, dieta ou programa de exercícios, para o seu animal, inclusive os sugeridos neste website, você tenha uma aprovação de um médico veterinário.

    4. O autor se exime completamente de qualquer responsabilidade sobre o uso, interpretação e consequência do uso direto ou indireto de qualquer informação contida neste website. As informações compartilhadas no site, quando não seguidas das referências utilizadas, são opiniões pessoais e jamais devem ser entendidas como sendo substitutas de orientações de profissionais licenciados na área.

    5. Ao assinar as listas de emails deste website, o usuário autoriza o recebimento de emails provindos do “Cachorro Natureba”. As listas de e-mails, sob hipótese alguma, serão vendidas ou passadas a terceiros, podendo o assinante se descadastrar definitivamente a qualquer momento.

    6. Todo o material distribuído neste website é de propriedade do “Cachorro Natureba” ou publicado com autorização expressa dos detentores dos direitos autorais.

    Ao fazer uso deste website, o usuário concorda com tudo que foi dito acima.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

ajude seu cão

Pegue seu ebook e comece agora mesmo!!!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao digitar seu endereço de e-mail, você concorda em se inscrever em nossa lista de discussão. Seu endereço de e-mail, nome e qualquer outra informação que você fornecer são mantidos em estrita conformidade. Nós não vendemos ou compartilhamos suas informações com mais ninguém. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, siga as instruções de não inscrição contidas em cada uma das comunicações recebidas.

APRENDA COMO EU FIZ PARA MELHORAR

A SAÚDE E A VITALIDADE DO

MEU CACHORRO

"Alimentação Natural Para Cães"

Aprenda  as aplicações e vantagens da

Coloque o seu email para baixar o Ebook com as informações que a Drª Jacquelyne usa em seus cães.

Rolar para cima