A importância da vitamina B12 e por que você não precisa se preocupar com ela na dieta natural

As Funções da Vitamina B12

Foto: http://dicassobresaude.com

A vitamina B12 ajuda na formação do sangue e também no desenvolvimento de glóbulos vermelhos. É fundamental para o metabolismo dos ácidos, para a manutenção do sistema nervoso central, e para a produção de DNA.

Importante para os humanos e para os animais de estimação, essa é uma vitamina que não pode faltar de maneira alguma.

Letargia, fraqueza nas pernas ou mesmo falta de apetite podem ser sinais de deficiência. A carência de vitamina B12 é mais comum do que se imagina.

Tanto uma dieta fraca ou mesmo alguma condição da saúde de seu animal pode fazer com que ele não absorva níveis adequados por meio de sua alimentação. Sem tratamento, essa necessidade pode gerar problemas muito sérios, como perda de peso, disfunção gástrica e até epilepsia.

Existem maneiras de suplementar de forma segura e eficiente, e elas são recomendáveis quando da existência desses fatores. O médico veterinário de sua confiança é a pessoa indicada para recomendar essa suplementação, pois é ele quem vai avaliar o estado geral do seu animal de estimação.

Se você desconfia de algo, converse com ele. Suplementar de forma artificial sem a supervisão de um profissional é arriscado por diversos fatores, mas, nesse caso em especial, chamo a atenção para os pontos:

  • Vitaminas do complexo B devem ser dadas em doses similares, porque elas competem entre si por absorção no intestino delgado;
  • A B12 é melhor absorvida quando administrada em conjunto com alguma fonte de vitamina C, e aqui mora o perigo. Diferentemente dos humanos, a vitamina C é produzida em pequenas quantidades pelo organismo de nossos cães e gatos, portanto, todo cuidado é pouco na hora de ofertar a mais, mesmo por meio de alimentos. Lembre que o alimento é o remédio do médico Naturopata;
  • Impossível garantir a qualidade das vitaminas comercializadas hoje em dia.

O ideal é buscar nos alimentos frescos todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. O alimento deve ser sempre a primeira opção como fonte natural de vitaminas e minerais.

Vitaminas Sintéticas

As vitaminas sintéticas nem sempre são absorvidas da mesma forma pelo organismo. Isso porque elas são feitas através da mistura de ingredientes que visam prolongar seu tempo nas prateleiras e não fornecem os mesmos benefícios do que a vitamina em seu estado natural.

Matéria publicada na revista canadense Dogs Naturally Magazine diz que a vitamina B12 sintética é produto da combinação de cobalto com cianeto de potássio (ou cianureto), um composto químico altamento tóxico.

Victor Herbert médico e pesquisador norte-americano, membro da Sociedade Americana de Ciências Nutricionais, falecido em 2002, defendia que “a eficiência e segurança da vitamina B12 análoga, criada a partir da interação entre nutrientes é desconhecida”. A forma sintética pode, ainda, cancelar a atividade natural da verdadeira vitamina B12.

Essa vitamina é naturalmente produzida pelas bactérias encontradas nos solos, em determinadas espécies de algas e também nos intestinos. Isso mesmo! Além de serem responsáveis por transformar resíduos complexos em substâncias simples, são as bactérias que fabricam os compostos químicos essenciais à vida, como as vitaminas D, K e B12.

Por isso, a oferta de proteína de presas que se alimentam de solo rico em nutrientes é tão importante, em especial, a oferta de tripa (pâncreas e intestino, de preferência in natura, ou seja, sem serem exautivamente lavados).

Green Tripe

A tripa verde, como é chamada em inglês (green tripe), atua como um probiótico natural e garante o balanço das bactérias na flora intestinal. Com esse balanço, a produção da B12 está garantida.

“A alimentação natural é a maneira mais eficaz de oferecer todos os nutrientes que o seu cão e gato precisam”.

A adição de vitamina B12 na forma de pílulas ou “remédios”, em outras palavras, na forma sintética, salvo sob orientação médica, é desnecessária na dieta natural.

Para assegurar essa vitamina de forma natural e eficiente:

  • Observe sempre o comportamento de seu animal de estimação
  • Converse com seu veterinário se notar algo diferente
  • Ofereça uma boa variedade de alimentos frescos, apropriados (carnes) e preferencialmente crus
  • Adicione tripas e miúdos em pequenas quantidades, mas com boa diversidade e frequência
  • Lembre-se dos ácidos graxos, como o Omega-3, já comentado em artigos anteriores (Suplementos: o que você precisa saber antes de se culpar por não usar), importante aliado da vitamina B12 na manutenção do sistema nervoso e cardiovascular

Flora saudável é garantia de produção de vitaminas, incluindo a B12. Alimentos variados e apropriados para a espécie é certeza dos melhores nutrientes e prosperidade.

Vitamina
Fontes Naturais
Sinais de deficiência
B12 ou CobalaminaFígado, coração, rins. Carnes de coelho, frango, peru, porco, ovelha, cabra, avestruz e bufalo. Ovos. Peixes como salmão, sardinha, linguado e haddock. Também encontrada em derivados de leite (prefira o de cabra).Diarréia, extrema perda de peso, falta de apetite, falta de energia, fraqueza, dormir em excesso, falta de massa muscular, estado mental alterado, convulsões.

A importância da vitamina B12 e por que você não precisa se preocupar com ela na dieta natural
5 (100%) 3 votes