Dieta Cetogênica para Tratamento de Câncer em Animais

Conteúdo

Apesar de experimental, a dieta cetogênica já mostra evidências de ser extremamente promissora quando o assunto é o tratamento do câncer.

A DIETA CETOGÊNICA

Esse é um importante passo para a ciência e que deve ter muitas novidades nos próximos anos, com mais pesquisas, aprimoramentos e resultados ainda melhores.

Cada dia que passa a ciência evolui um pouco mais e descobre novos dispositivos do nosso organismo e dos organismos de todos os animais em busca de tratamentos simples e muito efetivos para as mais diversas doenças, entre elas algumas consideradas bastante graves e muito temidas, como a que vamos tratar ao longo deste artigo que é o câncer.

Por muito tempo o câncer era uma doença pouco conhecida dos especialistas e existiam tratamentos muito pouco efetivos para combater tal problema.

Claro que nas últimas décadas a tecnologia evolui muito em pouco tempo e permitiu não somente que muitas variações diferentes de câncer fossem descobertas, como também diversas formas novas de se tratar o problema.

Muitas pessoas que antes seriam diagnosticadas com câncer e acabariam morrendo sem nenhum tipo de chance de tratamento, hoje em dia podem ser diagnosticadas, tratadas e até mesmo curadas, ou então ter uma sobrevida muito mais longa e com muito mais qualidade também.

Ainda existem casos extremos da doença que não se pode fazer muita coisa, mas a ciência também está olhando para esses casos e procurando novas alternativas, sendo que o futuro do tratamento de câncer, seja ele de qual tipo for, tem se demonstrado muito promissor mesmo, o que só tem animado a sociedade médica.

Claro que não são apenas os seres humanos que tem ganhado com essas pesquisas, nossos animaizinhos de estimação também estão ganhando novas esperanças no tratamento dessa doença tão grave.

Animais de estimação são verdadeiramente membros da família e para quem os tem, são tão queridos quanto um pai, uma mãe, um filho ou qualquer outro parente.

Por isso ter seu animalzinho diagnosticado com uma doença como câncer, não é nada fácil, mas as esperanças continuam crescendo com toda essa evolução na ciência que já comentamos.

Mas claro, que se você entrou aqui para ler esse artigo, foi porque você se interessou pelo título que trata especificamente sobre uma das mais recentes descobertas da ciência e que demonstra ter um gigantesco potencial para se tornar um tratamento efetivo contra o câncer nos próximos anos, estamos aqui falando da dieta cetogênica.

Ao longo desse artigo vamos discutir mais sobre o câncer em si, mas também, e principalmente, vamos falar sobre como essa dieta fuciona, o que precisa ser feito para implementá-la e como tem se descoberto seu potencial para o tratamento do câncer.

Vamos esclarecer diversos pontos sobre a relação da dieta cetogênica e o tratamento do câncer, mas também o tratamento de outras doenças conhecidas.

Tudo que foi descoberto pela ciência até o presente momento e o que deve se tornar algo ainda mais reconhecido nos próximos anos de pesquisa. Confira a seguir.

A ORIGEM DA DIETA CETOGÊNICA

Primeiro vamos falar sobre a origem dessa dieta e o que ela propõe para quem quer segui-la. A origem da dieta cetogênica nos remete a cerca de quase 100 anos atrás, principalmente na década de 1930, quando uma grande quantidade de pessoas estava sendo diagnosticadas com epilepsia.

A epilepsia, como muitos sabem, é uma doença neurológica que faz com que o cérebro receba uma descarga elétrica acima do normal de tempos em tempos, o que ocasiona em convulsões constantes e recorrentes. Essa é uma doença grave, pois a longo prazo pode trazer muitas sequelas para o organismo, mas principalmente para o cérebro que é diretamente afetados na descarga elétrica.

Muitas dessas pessoas que estavam sendo diagnosticadas com epilepsia não estavam tendo resultados com os medicamentos que existiam na época para tratamento dessa doença. Foi assim que pesquisadores descobriram uma dieta que servia como tratamento alternativo para a epilepsia.

Essa dieta criada é o tema central desse nosso artigo, a dieta cetogênica, apesar dos grandes resultados oferecidos por essa dieta para o tratamento da epilepsia, ainda assim ela foi substituída por novos medicamentos que surgiram no mercado e só voltou a ser estudada na década de 1980, quando se descobriu que esses medicamentos não eram tão efetivos quanto se pensava que fossem.

MECANISMO DA DIETA

Hoje se sabe que é um dos mecanismos que a dieta cetogênica promove para a melhoria da epilepsia é a utilização de corpos cetônicos pelo organismo, segundo o neurologista David Perlmutter, o açucar é tóxico e promove inflamação crônica e aumento da excitabilidade neuronal.

O cérebro prefere usar corpos cetônicos como fonte de energia fazendo com que a epilepsia possa ser melhor controlada.

Atualmente várias pesquisa conseguiram realmente comprovar sua eficácia e hoje ela também é utilizada no tratamento de outras doenças como a obesidade e a diabetes.

Muitos donos de cães e gatos tem utilizado essa dieta como alternativa de tratamento para essas doenças e os resultados estão sendo considerados bons e promissores.

É muito importante saber esses detalhes, pois é um tratamento alternativo natural que visa melhorar a saúde sem utilização de fármacos que podem ter graves efeitos colaterais.

O QUE A DIETA CETOGÊNICA PROPÕE?

A dieta cetogênica – Ketogenic Diet – é uma dietas que tem como base o pouco (ou zero) consumo de alimentos ricos em carboidratos.

Assim a dieta cetogênica propõe uma alimentação rica em gorduras, equilibrada em proteínas e pobre em carboidratos.

A utilização mais comum dessa dieta é para o tratamento de epilepsia e que costuma durar cerca de 2 a 3 anos para que tenha um efeito aceitável, sendo que há também um período de adaptação a nova alimentação que pode ocasionar em vômitos e diarreias, mas que são passageiras e são apenas efeito do seu corpo, ou no caso de seu animalzinho, se acostumando a algo novo.

A DIETA CETOGÊNICA E O CÂNCER

Com tantas pesquisas sobre a dieta cetogênica e como ela atua no organismo para que possa tratar essas doenças, surgiu nos últimos anos uma novidade, a dieta cetogênica também pode colaborar, e muito, durante o tratamento de câncer. E já existe uma explicação para tal efeito.

O que acontece nesse caso é que as nossas células do organismo conseguem se alimentar tanto das gorduras quanto da glicose, sendo que os carboidratos são transformados em glicose dentro do nosso organismo, mas o que acontece é que as células de tumores malignos, conhecidos como câncer, não tem essa mesma capacidade, assim elas dependem apenas da glicose para de manterem vivas.

Dessa forma, uma dieta com baixa quantidade de ingestão de carboidratos vai fazer com que as células do tumor não consigam se manterem vivas, não fazendo com que ele cresça e também impedindo com que ele se espalhe por diversas outras partes do corpo, o que chamamos de metástase.

Segundo o pesquisador Dr. Dominic D’Agostino, isso faz com que literalmente as células cancerígenas morram de fome.

É exatamente esse o princípio que está sendo utilizado pela diretora de operações da Phenomenome Discoveries, uma empresa de pesquisas bioquímicas no Canadá, Alix Hayden, em seu tratamento contra um câncer cerebral que ela descobriu em 2011.

Antes de partir para qualquer operação ou tratamento quimioterápico, ela começou a utilizar a dieta cetogênica para tratar seu câncer. Desde então o tumor não cresceu mais e nem se espalhou, ficando restrito ao seu local de origem, o que é um ótimo sinal em uma variedade tão séria do câncer quanto essa.

Para relatar sobre o tratamento de sua doença ela resolveu abrir um blog, chamado Greymadder, onde descreve tudo que tem feito no combate à doença e como a dieta cetogênica tem ajudado nessa tarefa, além de mostrar que o otimismo é um ponto muito importante para quem enfrenta tal doença.

A partir daí ela se tornou uma verdadeira celebridade na web e servindo de inspiração para muitas pessoas que todos os anos também tem de enfrentar a mesma doença que ela está enfrentando e também ajudando a que a ciência possa descobrir novas formas de combater o câncer.

Em animais de estimação, existem diversas pesquisas em andamento sobre a dieta cetogênica e o tratamento do câncer, é preciso conhecer e  utilizar de forma correta as diversas fases da dieta para podermos obter os melhores resultados, tanto no tratamento do câncer como da epilepsia em animais de estimação.

Canal no Instagram

Não deixe de dar uma conferida nos meus conteúdos no Instagram onde respondo perguntas nos stories.